20 | 11 | 2024
Tipos de responsabilidade...
Nem sempre quando temos um grande fluxo de atividades conseguimos conciliar tudo e entregar no prazo.
Por isso, é importante encontrar métodos de estudos, que colaborem de forma positiva no dia a dia, e a técnica de Pomodoro é uma delas.
Se você já a conhece, esse artigo trará dicas que te ajudarão a aplicá-la no dia a dia.
Agora, se você ainda não sabe do que se trata, tenha calma e conte com o apoio desse conteúdo. Quer saber mais? Continue a leitura!
Criada por Francesco Cirillo, na década de 80, essa técnica tem como principal foco o aumento da produtividade e organização nos estudos diários. Mas por que Pomodoro? Fácil! Na época, Francesco utilizava um timer de cozinha para focar em suas atividades por um tempo específico, 25 minutos. Esse aparelho tinha o formato de um tomate, Pomodoro em italiano.
A ideia é que dentro desse tempo toda a atenção seja dedicada para a realização de uma tarefa, seja ler um livro, resolver questões ou fazer anotações.
O importante é não se desconcentrar. Ao fim dos 25 minutos, deve-se descansar por um período determinado, a única regra é que seja menor do que 25 minutos — sendo recomendado um intervalo de 5 minutos.
Se você tem dificuldades com a organização de tarefas, a técnica de Pomodoro pode te ajudar e muito. Isso porque, o dia é dividido em blocos de concentração que auxiliam o cérebro a entender quando é o momento de produzir e quando ele pode descansar.
Para aplicar em seu dia a dia, o primeiro passo é definir um timer, que pode ser o já disponível no seu celular mesmo ou o de algum aplicativo, já que hoje em dia existem vários disponíveis. Depois de programado, é só colocar o tempo para correr e se concentrar nas atividades.
Ah, no começo é normal se distrair, mas tudo é questão de prática. Não se cobre tanto e respeite seu processo, ok?
Além disso, há outras práticas que podem ser ótimas aliadas da técnica de Pomodoro, como:
Além disso, vale também desativar as notificações do celular, assim você diminui as chances de ter ansiedade para olhar alguma coisa no aparelho.
Além de ser uma ótima parceira para a organização diária, há outras vantagens relacionadas a essa prática. Algumas delas são:
Como dito anteriormente, o tempo indicado de descanso é de 5 minutos a cada 25 minutos de concentração. Após quatro ciclos completos, o intervalo deve ser maior, em torno de 20 a 30 minutos.
É importante que entre um ciclo e outro de 25 minutos você não faça atividades que requerem muito esforço mental. Isso porque, assim, é possível que o cérebro não entenda como descanso e continue a trabalhar freneticamente, prejudicando o aprendizado e se cansando facilmente. Algumas atividades indicadas são:
Claro que isso não é regra. O importante é você encontrar, dentro da sua rotina, uma forma de desligar sua mente dos estudos pelo tempo determinado para descansar.
Agora que você já conhece a técnica de Pomodoro, comece a colocá-la em prática e busque encontrar o equilíbrio ideal para você.
Aproveite e compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e os ajude com nossas dicas.
Leia também