Entenda de uma vez por todas o que são soft skills

Qualificação Profissional
06 | 09 | 2022

O mercado profissional está cada dia mais concorrido e, para se destacar, é preciso desenvolver habilidades relevantes para as empresas contratantes. Nesse cenário, é importante saber o que são as soft skills.

Essas habilidades trazem diferenciais relevantes, pois não se limitam ao conhecimento técnico ou experiência em determinada área. Assim, conhecê-las e desenvolvê-las pode ajudar a conquistar melhores oportunidades na carreira.

Quer saber mais? Continue a leitura deste conteúdo que preparamos para saber o que são soft skills e quais são as principais que você pode desenvolver!

O que são soft skills e qual é a sua importância?

As soft skills são habilidades socioemocionais de um profissional. Ou seja, elas têm caráter interpessoal e influenciam na qualidade do trabalho, na forma como o colaborador lida com desafios ou se relaciona com as pessoas.

Ela é bastante importante diante da tendência de maior humanização nas empresas — tanto em relação aos clientes quanto entre os colaboradores. Afinal, as habilidades emocionais, comportamentais e sociais de um profissional afetam todo o clima corporativo.

Ademais, é importante entender o que muda em relação às hard skills. Elas se relacionam com as habilidades técnicas, adquiridas por meio dos estudos que resultam em formação ou certificações específicas — como uma graduação, um curso profissionalizante etc.

Quais são as principais soft skills para desenvolver?

Existem diversas soft skills que podem ser interessantes no mercado de trabalho. A seguir, confira quais são as principais!

Resiliência

A resiliência consiste na capacidade de se adaptar aos novos cenários que surgem a cada dia, superar eventuais problemas e se recuperar para continuar com o trabalho. Logo, um profissional resiliente consegue se adequar às mudanças do mercado e aprender com os próprios erros.

Colaboração

Outra soft skill relevante é a colaboração, que se relaciona com a capacidade de trabalhar em equipe. Assim, o profissional deve saber compartilhar ideias, solicitar ajuda e oferecer suporte aos colegas, com o objetivo de conquistar melhores resultados para a empresa.

Flexibilidade

A flexibilidade também exige adaptação do profissional, mas tem maior relação com as situações em que você aceita realizar mudanças, mesmo quando elas não são obrigatórias. Nesse caso, ela demonstra uma preocupação a mais com o andamento dos processos.

Comunicação eficaz

Saber se comunicar também é fundamental. É preciso saber repassar as suas ideias de maneira adequada, para que todos compreendam o que você diz. O profissional também deve estar pronto para escutar as demandas e solicitações dos demais. Por fim, as conversas precisam sempre acontecer em um tom educado e empático.

Empatia

Já a empatia tem relação com saber se colocar no lugar do próximo para tentar compreender quais são suas dores e necessidades. Isso promove maior alinhamento entre a equipe e pode ajudar na busca pelas melhores soluções nos processos internos ou no atendimento ao cliente.

Boa escrita

Com o uso dos meios digitais, a escrita teve um papel mais relevante nos contatos. O uso de redes sociais, e-mails e aplicativos de conversa ganhou espaço, exigindo que o colaborador saiba se comunicar bem de forma escrita.

Organização e planejamento

Saber trabalhar de maneira organizada, otimizando o tempo e garantindo o cumprimento de todas as tarefas, é um diferencial relevante. Aqui, o foco é planejar as etapas e organizar os processos para realizar as atividades com eficácia e qualidade.

Trabalhar sob pressão

O trabalho pode gerar situações desafiadoras, e elas tendem a fazer com que o colaborador fique mais tenso e se sinta pressionado. Logo, é importante saber trabalhar diante dessas condições sem prejudicar os resultados.

Pensamento criativo

O pensamento criativo é essencial em um mercado que exige cada vez mais inovação. Afinal, isso ajuda a gerar soluções diferentes para os problemas. Isso pode gerar melhorias nos processos internos e, até mesmo, dar origem a novos produtos e serviços para o público.

Relacionamento interpessoal

Por fim, vale destacar o bom relacionamento interpessoal. Colaboradores que conseguem se relacionar bem com toda a equipe e demais envolvidos nos processos ajudam a construir um ambiente mais favorável. Como resultado, há chances de otimizar os processos.

Pronto! Agora que você já sabe o que são soft skills e quais são as principais habilidades, vale se organizar para desenvolvê-las. Dessa forma, torna-se possível encontrar melhores oportunidades no mercado.

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