Social Engagement Summit 2023: conheça detalhes sobre o evento

Novidades
06 | 09 | 2023

Você já ouviu falar sobre o Social Engagement Summit? Em 2023, o Brasil sediou esse evento incrível pela primeira vez em uma parceria entre a Points of Light e o Atados, um ecossistema que conecta ONGs, voluntários e empresas.

O encontro aconteceu no dia 15 de março, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo (SP), e reuniu mais de 100 profissionais reconhecidos internacionalmente para debater sobre responsabilidade social corporativa e ESG.

Conforme o CEO e fundador do Atados, Daniel Morais, a ideia era reunir líderes das maiores organizações de voluntariado do mundo para discutir ideias, tendências e oportunidades de aumentar o engajamento social da comunidade global.

Essa iniciativa, ainda, auxilia no cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, garantindo que a mudança positiva seja feita.

Então, para informar você sobre o que aconteceu no encontro, reunimos os principais assuntos dos painéis a seguir. Acompanhe!

Social Engagement Summit

Principais destaques dos painéis

1. Tendências globais em engajamento social

Nesse painel introdutório, o tema principal foi a transformação das pessoas. Nós, humanos, temos um potencial incrível de nos reinventarmos e evoluirmos. As possibilidades de mudança são infinitas e estão ao alcance de todos.

Com vontade e disposição para se desafiar e sair da zona de conforto, é possível gerar mudanças. Um exemplo disso é buscar desenvolver habilidades e competências para transformar o engajamento social.

2. O futuro do engajamento cívico: insights de um Estudo Global

Pensar no futuro do engajamento cívico é um assunto empolgante. No encontro, teve conversas sobre:

  • cases inspiradores;
  • estudos globais sobre o tema;
  • pesquisas brasileiras que mostram o envolvimento de pessoas e empresas em causas sociais.

Quer um exemplo? Você sabia que, nos últimos anos, cresce o número de iniciativas que usam a tecnologia para engajar as pessoas?

Afinal, aplicativos, redes sociais e plataformas online estão sendo usados para mobilizar voluntários e promover a participação social.

O melhor é que o engajamento cívico não se limita apenas às questões sociais. Além disso, está presente em temas como:

  • sustentabilidade;
  • igualdade de gênero;
  • diversidade;
  • inclusão.

3. Colaboração e inovação: o potencial para melhorar vidas na América Latina

A colaboração e inovação estão mudando a vida das pessoas na América Latina. Em todo o continente, como no Peru e Colômbia, pessoas estão se unindo para criar iniciativas incríveis que transformam a sociedade.

Desde projetos educacionais até soluções para o meio ambiente, a colaboração entre países está fazendo a diferença.

Portanto, é notável a contribuição da sociedade para transformar vidas na América Latina. Juntos, é possível criar mais iniciativas de impacto social em conjunto e traçar um caminho coletivo e de grandes mudanças positivas.

4. Voluntariado Corporativo: Cases Globais

Um dos assuntos em pauta do Social Engagement Summit foi o poder do voluntariado corporativo.

No entanto, essa não é só uma forma de ajudar os outros, mas também uma oportunidade incrível para as empresas fortalecerem sua cultura e imagem positiva.

No Brasil, temos exemplos incríveis de empresas referências em voluntariado corporativo. A Natura, por exemplo, tem um programa que permite que seus funcionários realizem atividades em prol da comunidade e do meio ambiente, como o plantio de mudas de árvores e a coleta de resíduos.

Além disso, o voluntariado corporativo é uma oportunidade incrível de fazer a diferença e fortalecer sua cultura e imagem positiva.

5. Brasil como potência: histórias de sucesso para inspirar o mundo

Existem vários empreendedores sociais que estão tirando as ideias do papel, tocando empresas com criatividade e fazendo barulho fora do país.

Além disso, estão mostrando que dá para empreender e fazer o bem, melhorando a vida de muita gente e transformando a realidade com ideias inovadoras.

6. Construindo uma sociedade participativa por meio do engajamento social

Com base no Framework Civic Circle, temos diversas formas de atuação social para explorar, desde doação até empreendedorismo social.

Imagine que você pode ajudar uma instituição de caridade local fazendo doações regulares, ou mesmo se voluntariando para ajudar em eventos ou projetos sociais.

O Civic Circle também abrange a atuação governamental, então, é possível participar de audiências públicas ou se candidatar para cargos políticos e fazer a diferença na sua comunidade.

Caso você tenha interesse em empreendedorismo social, pode criar uma startup que resolva um problema social, como uma empresa que trabalha com reciclagem de lixo eletrônico ou produção de alimentos orgânicos.

7. Enfrentamento de desastres: como a mobilização pode ser a solução

Furacões, terremotos, enchentes ou até mesmo um acidente de grande proporção estão propícios a acontecer em qualquer lugar e são mais comuns do que gostaríamos. Por isso, a capacidade de se preparar e responder a eles é fundamental.

Para entender como podemos nos mobilizar e enfrentar essas situações, alguns especialistas na área compartilharam suas experiências e dicas sobre como criar uma rede de organizações para prevenção de desastres.

Imagine que você está numa praia paradisíaca e, de repente, começa uma tempestade. A primeira coisa que vem à sua mente é encontrar um lugar seguro para se proteger. Essa é a ideia da prevenção de desastres: estar preparado para enfrentar qualquer situação imprevista.

Social Engagement Summit

Atuação da Crescer no evento com seus alunos do ensino médio

Na Crescer Sempre, a nossa principal missão é transformar o mundo por meio da educação de qualidade.

Customizamos o ensino para atender as necessidades individuais dos nossos alunos, impactando positivamente toda a comunidade ao redor.

Por isso, não podíamos deixar de marcar presença no Social Engagement Summit 2023! Levamos a turma do 3º ano do Ensino Médio para os jovens terem insights incríveis e aprenderem a serem seres humanos cada vez melhores.

Se quiser saber mais sobre como a Crescer Sempre trabalha de forma cooperativa e harmônica para promover, em conjunto, o desenvolvimento dos alunos, pais e comunidade, acesse nosso site!

Social Engagement Summit

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados