Sisu, ProUni, FIES: entenda as diferenças e como funcionam

Estudo
21 | 08 | 2024

Você sabe o que é Sisu, ProUni e Fies? Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes se perguntam como usar a nota. A resposta está em três importantes programas do Governo Federal que oferecem diferentes caminhos para o ingresso no ensino superior: Sisu, ProUni e Fies.

Continue a leitura para entender as particularidades de cada programa e descobrir qual se encaixa melhor no seu perfil e objetivos!

O que é Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma iniciativa do Ministério da Educação que permite aos participantes do Enem concorrer a vagas em universidades públicas em todo o país.

Como funciona?

Funciona assim:

  • Inscrição: estudantes que fizeram o Enem e obtiveram nota superior a zero na redação podem se inscrever no Sisu gratuitamente, duas vezes ao ano. As inscrições são feitas on-line, no site do Sisu, sendo necessário ter um cadastro no sistema gov.br.
  • Escolha de cursos: é possível escolher até duas opções de curso, indicando a preferência primária e secundária.
  • Notas de corte: as notas mínimas para ser aprovado em um curso são atualizadas diariamente.
  • Seleção: a seleção é baseada nas notas do Enem, com os candidatos sendo selecionados para a sua opção de preferência, desde que atendam a nota de corte.
  • Resultados: Os resultados são anunciados no site do Sisu, e os aprovados devem se matricular na instituição selecionada.
  • Lista de espera: Caso não seja selecionado inicialmente, é possível entrar em uma lista de espera por vagas remanescentes.

O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda, ampliando o acesso ao ensino superior. As bolsas podem ser integrais ou parciais.

Para se candidatar ao ProUni, é necessário:

  • ter participado do Enem mais recente com no mínimo 450 pontos na média e nota maior que zero na redação;
  • não possuir diploma de nível superior;
  • atender aos requisitos de renda familiar.

Como funciona?

A inscrição é feita on-line, no site do ProUni, onde os candidatos escolhem até duas opções de curso. Os resultados são baseados nas notas do Enem e na disponibilidade de bolsas.

O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) proporciona financiamento com condições especiais para estudantes universitários. O programa pode financiar até 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar e do curso.

Para se qualificar, é necessário:

  • ter participado do Enem a partir de 2010, com notas específicas e atender aos critérios de renda.

Como funciona?

O processo de inscrição é feito on-line e, se aprovado, o estudante firma um contrato de financiamento. Há uma fase de coparticipação durante o curso e, após conclusão, um período de carência antes de iniciar o pagamento das parcelas.

Recentemente, o FIES passou por mudanças, oferecendo agora o Fies Social e permitindo mais flexibilidade na escolha dos cursos e nas condições de financiamento.

Quais são as diferenças entre Sisu, ProUni e FIES?

As principais diferenças entre Sisu, ProUni e FIES são:

  • Sisu: acesso às instituições públicas.
  • ProUni: bolsas em instituições privadas para alunos de baixa renda.
  • FIES: financia o estudo em instituições privadas, com pagamento após a formatura.

Sisu, ProUni e FIES: quais são as semelhanças?

O SiSU, ProUni e Fies são programas governamentais gratuitos que utilizam a nota do Enem para ajudar estudantes a ingressarem no ensino superior, seja em universidades públicas ou privadas.

Agora que você já sabe o que são o SiSU, ProUni e Fies, sua jornada rumo à universidade fica mais clara, não é? Continue acompanhando a Crescer Sempre nas redes sociais para ficar por dentro do universo dos estudos. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Créditos da imagem: Freepik

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados