20 | 11 | 2024
Tipos de responsabilidade...
Existem diversos fatores que devemos avaliar ao pensar na educação dos filhos. A proposta pedagógica da escola, por exemplo, tem um papel fundamental na boa formação dos alunos, então deve ser considerada na decisão sobre onde eles vão estudar.
Você sabe o que significa este conceito? Muitas vezes, ele deixa de ser considerado por falta de conhecimento sobre de que se trata a proposta e qual é a sua importância. Desta maneira, é essencial esclarecer o tema para conseguir tomar as melhores decisões quando se trata de ensino.
Para que não restem dúvidas sobre o assunto, continue lendo este conteúdo e aprenda o que é uma proposta pedagógica e porque ela é tão relevante!
A proposta pedagógica é uma obrigação legal que deve ser observada pelas instituições de ensino. Ela foi prevista pela Lei n.º 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O objetivo desse dever é proporcionar autonomia para as instituições de ensino sobre a gestão pedagógica, administrativa e financeira.
Na prática, ela funciona como uma identidade, a apresentação da escola para sociedade, aos potenciais alunos e seus responsáveis. Assim, ela apresenta valores, bases utilizadas na educação, pontos de foco e metodologia de ensino.
Nesse cenário, a lei serve como um guia para as escolas, trazendo algumas questões que devem ser observadas, enquanto elas ainda contam com a flexibilidade de traçar o plano conforme os interesses e as necessidades de sua comunidade.
A proposta pedagógica deve ser criada com a participação de todas as pessoas que fazem parte da comunidade escolar, ou seja, não é uma atribuição exclusiva da direção. Isso significa que diferentes agentes devem participar da elaboração da proposta, como:
Assim, ela é resultado de uma colaboração coletiva, que busca definir bases adequadas para o desenvolvimento dos alunos, considerando os aspectos intelectuais, sociais e educacionais.
Depois, a escola deve se responsabilizar por estruturar toda a proposta e garantir que a proposta pedagógica seja conhecida e acessível para todos os interessados. Ao mesmo tempo, os docentes devem elaborar e cumprir um plano de trabalho que a siga.
Além de ter uma importância para a própria escola, que tem suas bases e, de certo modo, identidade definidas na proposta, a proposta pedagógica também tem um papel essencial no desenvolvimento dos alunos. Assim, ela ultrapassa as questões relacionadas ao ensino básico e currículo obrigatório para abranger outros conceitos importantes para o dia a dia.
Questões sobre inserção social, ética, cidadania e sustentabilidade, por exemplo, podem ser trabalhadas na cultura escolar e nos ensinamentos repassados, conforme previsto em sua proposta. Logo, esse é um item fundamental que deve ser analisado no momento de decidir onde seu filho estudará, sempre buscando instituições que ajudarão no desenvolvimento da criança em um contexto social.
Seguindo as normas indicadas, a proposta da Escola de Educação Infantil da Crescer, explora diversas áreas, como:
Construímos uma metodologia própria com base em nossa experiência e análise sobre as necessidades das crianças durante nossos trabalhos com a comunidade. Assim, visamos estimular a linguagem e o desenvolvimento de habilidades e competências nas diversas áreas, sempre respeitando os interesses e diferentes potenciais que cada aluno pode apresentar.
Conseguiu entender o que é a proposta pedagógica da escola? Assim fica mais fácil compreender por que ela deve ser avaliada pelos pais e como influencia o desenvolvimento dos alunos. Portanto, ao fazer a matrícula, conheça qual a proposta da sua escola.
Se você gostou do post e procura boas parcerias para a educação do seu filho, acesse o site da Crescer Sempre e conheça mais sobre nossos projetos educacionais!
Professor Coruja
Leia também