20 | 11 | 2024
Tipos de responsabilidade...
Você faz uma boa gestão de tempo para conciliar os estudos com o lazer? O tempo livre é fundamental para o seu aprendizado. Isso porque quando você estuda mais que o recomendado, acaba deixando de lado atividades essenciais para o processo de aprendizado, incluindo o descanso e diversão.
Desse modo, muitas vezes você pode ficar com a sensação de que quanto mais estuda, menos aprende. Além do sentimento de que as horas do dia não estão sendo suficientes para realizar todas as atividades pretendidas. Então, fique atento, pois esses são sinais de que você não está gerenciando o seu tempo efetivamente.
Mas não se preocupe, você não é o único. Muitas pessoas têm dificuldade em se organizar. Assim, para uma rotina de estudos eficiente, o cérebro deve estar descansado e, por isso, passar noites em claro para colocar as demandas em dia, por exemplo, não terá um bom efeito.
Para ajudar todos os estudantes nessa missão, elencamos neste artigo dicas práticas de como fazer uma gestão de tempo de estudo ideal para que todas as atividades sejam cumpridas, incluindo o lazer. Vamos lá?
Gestão de tempo é um processo de organização, planejamento e estabelecimento de uma rotina que será seguida diariamente, de modo que todas as atividades sejam executadas, a produtividade e eficiência sejam mantidas.
Existem diversas ferramentas que auxiliam nesse gerenciamento, como os planners e agendas. Para quem ama tecnologia e não sai das telas, há também aplicativos com essa função, por exemplo, o Kanban, Notion e Trello. Eles são ótimas formas de começar a se organizar, elencando as principais tarefas do dia e separando o tempo ideal para execução de cada uma.
Como falamos acima, é importante ter momentos de lazer e descanso para que os estudos rendam mais e você consiga fixar o conteúdo melhor. Desse modo, quando a sua rotina está bem organizada, você não deixa de realizar nenhuma atividade, assim como não prejudica o processo de aprendizado.
Uma pesquisa da Universidade da Califórnia mostrou que descansar em diversos momentos favorece mais a memória e a produtividade do que ficar horas a fio dedicadas a uma mesma tarefa. Isso porque é nos momentos de repouso que o cérebro faz mais associações e armazena melhor conteúdos, segundo os cientistas.
Além disso, é possível separar blocos de estudos para cada matéria na gestão de tempo. Por exemplo, se você tem mais dificuldade em matemática e demora mais para resolver os exercícios dessa disciplina, então separe um espaço maior para essa disciplina.
Agora que você aprendeu a importância da gestão de tempo nos estudos, vamos aprender a colocá-la em prática? Acompanhe!
Para fazer uma gestão eficiente, é importante entender quais são as atividades indispensáveis no seu dia a dia. Para isso, liste:
Após anotar todas essas informações, você saberá se existem janelas para estudo e lazer e, assim, poderá distribuir outras tarefas nesse horário. Não é fácil conciliar tudo, mas com um pouco de organização e dedicação, é possível — e garantimos que dá certo!
Afinal, existem pessoas que precisam trabalhar e estudar e conseguem conciliar os dois. Esse grupo, principalmente, precisa se organizar mais ainda para não se atrapalhar e sobrecarregar a rotina. Quando isso acontece, você só quer descansar no tempo livre e acaba deixando de lado outros compromissos.
Quando você sabe onde quer chegar, é mais fácil de traçar um caminho, certo? Por isso, pense bem nos objetivos que deseja atingir e separe quais são os passos para alcançá-los.
Por exemplo, se sua meta é adquirir melhores notas em matemática, então separe um tempo diário para resolução de atividades que você tem dificuldade.
Querendo ou não, os seres humanos só funcionam com prazos. Sem uma data definida para entregar as tarefas, a procrastinação acaba dominando a mente e as tarefas são cada vez mais adiadas.
Por isso, estabeleça prazos para o cumprimento de tudo que você tem para fazer, conforme a urgência. Se tem um trabalho para entregar na sexta, defina um prazo para execução de cada etapa desse trabalho para que, na data limite, esteja tudo pronto.
O que não é visto, não é lembrado. E sim, essa frase é real! Se você não anotar todos os seus compromissos, é provável que esqueça algum deles devido à rotina corrida do dia a dia. Então, tire a agenda da gaveta e anote tudo. Aqui vale:
Como a maioria das pessoas são imediatistas, querem resolver tudo em simultâneo. Entretanto, isso não é possível, como também é prejudicial. Afinal, quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada.
Então, faça uma lista com todas as suas tarefas e coloque uma tag vermelha no que não pode ser adiado ou delegado. Vá fazendo assim com as tarefas urgentes, menos urgentes ou nada urgentes. Isso facilitará muito a rotina, além de aliviar o estresse.
Pode parecer repetitivo falar sobre procrastinação, mas é importante bater nessa tecla. Quem nunca deixou para fazer um trabalho na data da entrega, ou estudar para a prova na véspera? É comum ter essa atitude, mas ela não é legal e pode desencadear ansiedade.
Por isso, porque não fazer hoje o que você deixaria para amanhã? Não é muito melhor terminar todas as tarefas e descansar depois, com a sensação de dever cumprido, do que ficar com preocupação e medo de não finalizar o que deve ser feito a tempo?
Incluir momentos para descansar e se divertir faz bem não só para os estudos, mas também para a saúde física e mental.
Isso porque, passar muito tempo sem ter uma pausa para relaxar e se divertir pode acarretar uma série de problemas, incluindo a Síndrome de Burnout, o estresse crônico, os transtornos de ansiedade e a depressão.
No entanto, não é fácil desligar sabendo o tanto de atividades que devem ser realizadas. Você pode até tentar sentar no sofá para relaxar, mas sua mente ficará pensando em tudo que tem que ser feito e, provavelmente, você não conseguirá descansar.
No caso dos estudos, está cientificamente comprovado que o descanso é fundamental no processo de aprendizado. Quando uma pessoa está cansada, os neurônios têm maior dificuldade de passar o novo conteúdo para a memória de longo prazo. Assim, os intervalos vão permitir que as novas informações sejam fixas e que você consiga retomar a sua concentração.
Ser produtivo e conseguir realizar várias tarefas em um dia não é ruim. No entanto, quando sua agenda começa a ficar cheia demais, a ansiedade pode aparecer novamente devido a sensação de não estar dando conta de tudo.
Além disso, você ficará frustrado e desanimado para a execução das tarefas seguintes. Por isso, é importante se conhecer, saber quanto tempo demora para realizar cada atividade e entender que está tudo bem em ter o seu próprio tempo e falar não para as pessoas.
Se você não quer se sobrecarregar, separe o que é prioridade e o que pode ser feito depois. Em seguida, organize sua agenda conforme o que consegue produzir em um dia — respeitando os momentos de descanso e lazer — e, por fim, faça o que estiver ao seu alcance.
Lembre-se que é preferível fazer menos atividades, com mais qualidade, do que tudo ao mesmo tempo, de qualquer jeito!
Agora que você sabe como a gestão de tempo nos estudos é importante para um bom aprendizado, que tal colocar todas as dicas acima em prática? Não precisa ser todas de uma vez. Vá implementando uma a uma, aos poucos, até que sua rotina esteja mais leve e seu aprendizado potencializado.
Aproveite para ler este outro artigo do blog sobre com várias dicas de podcasts para estudar!
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