20 | 11 | 2024
Tipos de responsabilidade...
Você busca atingir o desenvolvimento pessoal e profissional? Entenda mais sobre esse conceito e veja como aplicá-lo na sua vida.
Você já pensou em investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional? Se ainda não considera essa possibilidade, está na hora de rever seu posicionamento. Isso porque a prática expande as oportunidades no mercado de trabalho.
De um lado, o desenvolvimento pessoal ajuda a traçar o futuro com mais precisão e segurança, melhorando suas perspectivas. De outro, a busca contínua pelo aprimoramento garante um bom nível de qualificação profissional, permitindo:
É bem provável que você queira alcançar algum desses objetivos. Então, que tal saber mais sobre esse aprimoramento em nível pessoal e profissional? Continue a leitura e veja por que vale a pena fazer isso.
O desenvolvimento pessoal e profissional é um conjunto de práticas que contribuem para o crescimento interno e o aprendizado voltado para a carreira.
De modo geral, é uma área de conhecimento que ajuda a melhorar a qualidade de vida por meio do aperfeiçoamento contínuo de competências e habilidades técnicas e sociais.
Ou seja, essa é uma forma de unir os dois âmbitos necessários para o ambiente corporativo. Isso aumenta as suas chances de conseguir uma promoção ou ter sucesso em qualquer empreitada realizada.
Vale a pena reforçar que o desenvolvimento pessoal e profissional usa os conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Portanto, tem relação com o seu comportamento e informações técnicas.
Ao longo da jornada escolar, pouco se pensa na integração do desenvolvimento pessoal e do profissional. No entanto, essa necessidade fica evidente a partir da conquista do primeiro emprego.
Afinal, no início da vida profissional, começa-se a lidar com diferentes desafios que precisam ser superados. É o caso de passar por um processo seletivo, lidar com colegas que não ajudam ou ter dificuldades para conseguir clientes, caso a opção seja empreender.
Por outro lado, quem já está há mais tempo no mercado de trabalho, também enfrenta dificuldades e precisa desse desenvolvimento pessoal. Especialmente, se busca uma recolocação profissional.
Aqui, entra a necessidade de melhorar as suas competências técnicas e sociais, também chamadas de hard e social skills. Afinal, essas são exigências do mercado de trabalho para jovens e pessoas com mais experiência.
Para conseguir essa integração, é necessário ter autoconhecimento. É preciso analisar as suas necessidades atuais em ambos os níveis e saber onde deseja chegar.
Assim, você consegue traçar os objetivos a serem perseguidos e atingir o patamar de quem gostaria de ser.
Se você quer saber o que fazer depois do Ensino Médio, foque em seu desenvolvimento pessoal e também profissional. Para isso, é necessário aplicar algumas boas práticas. Veja quais são elas.
O autoconhecimento é indispensável para saber quais são seus pontos fortes e fracos. Dessa forma, você descobre o que precisa melhorar e quais aprendizados ainda deve obter.
Vale a pena reforçar que essa medida vale para os conhecimentos técnicos e sociais. Por exemplo, se você perceber que precisa melhorar a sua insegurança emocional, precisa focar neste trabalho para reagir de maneira adequada diante das mais variadas situações.
Afinal, mais do que ter uma vocação profissional, é importante saber se comportar diante dos desafios que aparecerão. Essa é uma habilidade muito desejada no ambiente corporativo atual.
Ter um plano de carreira ou um planejamento mais básico a seguir é primordial. Assim, você define os objetivos que deseja atingir e aprende a dividi-los em metas para facilitar esse alcance. Isso ajuda a manter a disciplina durante a sua jornada.
Nesse processo, lembre-se de determinar metas compatíveis com a realidade. Isso porque, se elas forem inalcançáveis, você acabará se desmotivando.
Além do mais, analise se você está atingindo o que espera e faça ajustes, se necessário.
O desenvolvimento pessoal e profissional exige que você cuide de si mesmo. Por isso, faça cursos e invista em sua saúde e seu lazer.
Todas essas variáveis são importantes para que você aumente o seu conhecimento técnico, mas também tenha equilíbrio na vida.
O chamado networking é construído durante a vida e serve para muitas situações. No âmbito profissional, permite encontrar oportunidades e firmar parcerias estratégicas. No pessoal, favorece a troca de experiências e aprendizados.
Portanto, a rede de contatos ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, você se atualiza e gera mais oportunidades.
A Crescer Sempre é uma associação sem fins lucrativos localizada em Paraisópolis com cinco projetos principais:
Os Cursos Profissionalizantes são direcionados para jovens, acima de 18 anos, que querem se capacitar e se desenvolver pessoal e profissionalmente.
No total, são 10 títulos diferentes. Cada um dos cursos leva até 6 meses de duração, sendo que o foco é a capacitação técnica e a geração de renda.
Como resultado, até 600 alunos por ano são capacitados para o mercado de trabalho.
Assim, você pode encontrar o curso que deseja — especialmente, porque eles mudam de um ano para o outro para atender à demanda do público-alvo.
A consequência é a possibilidade de empreender ou conseguir um emprego melhor justamente devido ao desenvolvimento pessoal e profissional.
Então, que tal aproveitar para evoluir na carreira e na vida? Acesse o catálogo de cursos profissionalizantes da Crescer Sempre e informe-se!
Leia também