Desenhar: como estimula o desenvolvimento infantil

Primeira Infância
02 | 10 | 2024

Muitas vezes, desenhar é considerado uma atividade simples e divertida, uma mera brincadeira. No entanto, seu impacto vai muito além disso, pois representa um verdadeiro treinamento para o cérebro, oferecendo uma série de benefícios.

Estimular a criatividade é um desses benefícios: desde os primeiros rabiscos, a criança é capaz de imaginar formas e objetos familiares. Além disso, o desenho na infância gera boas lembranças e sentimentos positivos, pois também é uma forma de se comunicar.

Criar imagens é, portanto, uma maneira de expressar verdades, sentimentos e ideias, contribuindo significativamente para o desenvolvimento infantil. Neste post, exploraremos mais a fundo essa prática e mostraremos por que você deve incentivar o desenho para seus filhos. Continue lendo para descobrir mais!

A importância do desenho no desenvolvimento das crianças

O desenho é fundamental no desenvolvimento infantil, pois estimula habilidades motoras e desenvolve a imaginação e o senso de observação. Ele também favorece o reconhecimento de texturas, cores e formas. Com o tempo, a prática pode se tornar um hobby e profissão.

Portanto, há todo um aspecto de desenvolvimento físico envolvido, embora o ato de desenhar vá além disso. Ele se torna uma forma de expressão para ideias e sentimentos que podem ser difíceis de colocar em palavras.

O desenho na infância pode indicar não apenas a saúde mental da criança, mas também se algum problema está surgindo. Afinal, as manifestações artísticas da infância são reflexos da vida e da identidade em formação da criança

Todo esse processo se inicia ainda com as garatujas, como são chamados os desenhos mais rabiscados, feitos pela criança entre seus 18 e 24 meses. Esses traços começam desordenados, porém, há um significado para as crianças, ainda que seja difícil para os adultos entenderem.

As primeiras garatujas também geram certo encantamento, porque a criança percebe que o movimento de um lápis no papel é capaz de criar desenhos. Portanto, essa atividade deve ser incentivada e inserida na rotina infantil.

Isso permite estimular o desenvolvimento motor, estimular a criação de histórias, pensar sobre o ambiente e iniciar a classificação de objetos. Ou seja, ainda que pareça algo simples para os adultos, o desenho na infância é algo bastante relevante.

Como desenhar estimula o desenvolvimento infantil?

Desenhar estimula o desenvolvimento psicomotor e socioemocional infantil. Através dessa atividade lúdica, a criança passa a controlar seus movimentos, cria a habilidade do movimento de pinça e aumenta sua noção espacial. Além disso, é possível expor sua realidade, sinalizando o que chama sua atenção e os problemas que enfrenta.

Psicomotor

O desenho na infância estimula o desenvolvimento psicomotor por melhorar a coordenação motora fina. Basicamente, a criança começa a fazer o movimento de pinça, obrigatório para segurar o lápis, o giz de cera ou o pincel.

Por isso, essa é uma das atividades do desenvolvimento infantil que ajuda na destreza manual. Também contribui para o controle muscular e a coordenação olho-mão, o que permite aprender a abrir embalagens, ter força para mexer nos objetos, amarrar o cadarço e, claro, escrever.

Isso ainda favorece a caligrafia, o que ajuda muito no processo de aprendizado. Portanto, desenhar é fundamental para o futuro da criança, especialmente em um cenário tecnológico, em que essas habilidades vão sendo perdidas devido ao uso de smartphones. 

Socioemocional

O brincar na infância é essencial para a compreensão do mundo e o desenvolvimento socioemocional. Quando o foco são os desenhos, fica fácil entender que eles são uma representação da forma que a criança enxerga o mundo.

Assim, eles mostram alegrias, inseguranças, tristezas, medo, angústias e outras emoções que as crianças não conseguem expressar. Aos poucos, elas compreendem melhor o que sentem e começam a falar ou escrever sobre elas, melhorando sua inteligência emocional.

Tudo isso serve como um registro do aprendizado, indicando o que chama a atenção da criança e como digere suas experiências. Também mostra como são seus vínculos sociais e a relação com pessoas próximas, como pais, irmãos e avós. Assim, se houver algum problema emocional ou social, ele pode ser identificado desde cedo.

Os benefícios de desenhar na infância

Desenhar na infância promove a expressão criativa, a descoberta de habilidades e o direcionamento narrativo

Expressão criativa

O desenho na infância incentiva a criatividade e permite que a criança expresse seus pensamentos e emoções, ainda que de forma não estruturada. Isso acontece, principalmente, quando há o uso de materiais diversos, já que são exploradas cores, formas e temas.

Outra vantagem é a capacidade de resolver os problemas rapidamente. Isso porque, ao desenhar, a ponta do lápis pode quebrar, determinada cor pode acabar ou faltar alguma tonalidade desejada. Então, a criança precisa encontrar alternativas para ter uma solução.

Descoberta de habilidades

A criança descobre várias habilidades ao longo de sua infância. Com o desenho, ele aprende sobre a classificação de objetos, melhora a coordenação motora e aumenta sua autoestima e autoconfiança. Inclusive, desenhar pode se tornar uma profissão no futuro.

Direcionamento narrativo

Desenhar é uma forma de contar histórias. Essa atividade oferece suporte para a fala interna da criança, especialmente quando ela é bem pequena e ainda tem uma linguagem rudimentar.

Nesses casos, os desenhos contêm símbolos do dia a dia e estimulam a leitura e a organização de ideias. Assim, há melhoria da comunicação oral e incentivo à imaginação. Em geral, a leitura também é encorajada, uma vez que a criança consegue se espelhar nas imagens dos livros.

Com isso, fica evidente que desenhar não é apenas uma forma de entreter a criança, mas também de desenvolver suas habilidades físicas, motoras, cognitivas e emocionais. Por isso, é fundamental inserir a prática na rotina, seja em casa ou na escola.

Como resultado, a criança estará mais bem preparada para enfrentar as situações adversas e resolver problemas com criatividade.

Gostou de saber mais sobre essa atividade da infância? Veja mais dicas sobre desenvolvimento humano e educação seguindo as redes sociais da Crescer Sempre: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Crédito da imagem: Freepik.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados