20 | 11 | 2024
Tipos de responsabilidade...
Com a evolução da tecnologia, a população vive em uma era de múltiplos estímulos com o uso de smartphones com suas notificações push iluminando a tela, que ajudam a nos distrair. Dessa forma, manter a concentração nos estudos pode se tornar bastante desafiador.
Por isso, saber como manter o foco é fundamental para conseguir um bom rendimento pessoal e profissional, absorvendo e compreendendo o conteúdo.
Entenda sobre o assunto e confira as melhores dicas para isso. Acompanhe!
Uma pesquisa divulgada no portal Wall Street Journal diz que uma pessoa demora 23 minutos para voltar à concentração anterior na tarefa que estava realizando.
Ou seja, ao perder o foco, os prejuízos no desempenho não se limitam ao tempo em que você deixou de se dedicar, mas também ao prazo para retomar.
Em todos os casos, a falta de concentração traz grandes impactos na rotina. O primeiro é a frustração de não conseguir realizar as tarefas ou não atingir a meta desejada.
Assim, as dificuldades para compreender o conteúdo ficam evidentes quando não há foco.
Se você não gerenciar melhor o tempo para realizar as tarefas e não conseguir se concentrar, a tendência é que a rotina deixe de funcionar como previsto.
Dessa forma, o resultado costuma ser níveis de estresse elevados, distanciando-se dos objetivos.
Para ajudar a superar os desafios da falta de concentração, confira cinco métodos para aumentar o foco!
O cérebro consome 20% do oxigênio usado pelo corpo humano. Dessa forma, uma boa respiração é essencial para se concentrar. Para isso, existem algumas técnicas de respiração que ajudam no processo. Confira!
Pense na sua barriga como um balão, colocando a mão sobre o diafragma, e respire, segurando o ar por cinco segundos. Dessa forma, ajuda a reduzir a tensão e levar oxigênio para o cérebro.
Consiste em ter um tempo para cada etapa da respiração. Funciona assim: inspire por quatro segundos e segure o ar por sete.
Após, expire pela boca por oito segundos. Você pode repetir o ciclo até perceber que está confortável e tranquilo.
A ideia é se concentrar no ato de inspirar e expirar, entendendo o ciclo da respiração.
Portanto, ao manter o foco, você consegue meditar e se livrar de outras distrações. Após o exercício, será fácil voltar a se dedicar à tarefa anterior.
Esse exercício envolve fechar uma narina para inspirar, liberando-a enquanto fecha a outra no momento de expirar.
Assim, como o processo envolve concentração, ajuda a equilibrar o sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e promovendo concentração.
Existem diversos jogos de raciocínio e memória que ajudam a treinar o cérebro para aumentar a concentração, incluindo aplicativos para celular.
Dessa forma, tirar um tempo para se dedicar a eles (como os momentos de pausa nos estudos) auxilia na construção do foco.
A organização dos estudos em blocos de tempo consiste em utilizar a técnica pomodoro.
Ela envolve ter blocos de concentração de 25 minutos, seguidos por pausas curtas, de 5 minutos. Contudo, o tempo de cada etapa pode ser ajustado conforme suas necessidades.
A cada 4 blocos, você faz uma pausa longa. Com isso, é possível ganhar mais energia e retomar a concentração com facilidade.
A organização no local de estudos é fundamental para eliminar distrações, pois a bagunça afeta negativamente o foco, desviando sua atenção.
Portanto, evite o excesso de itens na mesa e mantenha o espaço limpo e organizado.
Acompanhar sua evolução, identificando os fatores que desviam o foco, permite trabalhar técnicas específicas para lidar com as causas. Portanto, caso tenha dificuldades, é possível procurar apoio profissional.
Aplicando as cinco dicas na sua rotina, você garante mais concentração nos estudos. Assim, o desempenho tende a melhorar, ajudando a realizar diferentes objetivos, como a conquista de uma vaga no ensino superior ou de uma boa colocação profissional.
Gostou do conteúdo? Para acompanhar mais dicas, siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!
Leia também