Literatura infantil: 5 livros para desenvolver o hábito desde cedo

Primeira Infância
10 | 01 | 2024

Muitos jovens e adultos sentem dificuldades em manter o hábito da leitura. Por isso, estimular a prática desde criança é essencial. Os pais podem começar, por exemplo, com a contação de histórias. A literatura infantil oferece diversos títulos incríveis para incentivar os pequenos a lerem cada vez mais.

A leitura oferece diversos benefícios para o futuro da criança. O estímulo desde a infância ajuda na alfabetização, mas também na:

  • concentração;
  • capacidade criativa;
  • memória;
  • compreensão.

Quer conhecer alguns livros que podem ajudar a desenvolver esse hábito desde cedo? Acompanhe o conteúdo completo e conheça algumas dicas de títulos infantis.

Os benefícios da leitura para a formação cognitiva

A leitura traz diversos benefícios à formação cognitiva das crianças. Confira alguns deles e veja as razões para incluir os livros na vida dos pequenos logo cedo.

Incentiva a criativa

A literatura infantil traz diversos cenários em suas histórias e, quando bem detalhados, são capazes de transportar as crianças para todos eles. Isso acontece pelo poder criativo e imaginário que permitem a criação das imagens na cabeça.

Ajuda na memorização

Não há forma melhor para ajudar a memorização que a leitura. Afinal, ao realizar a ação com frequência, a criança começa a treinar sua mente, guardando as informações que considera essencial para a continuidade da história em outro momento.

Desenvolve as habilidades da escrita

Quando estimuladas desde cedo com a leitura, as crianças podem sentir mais facilidade ao iniciar na escrita. Afinal, começam a organizar melhor seus pensamentos, formar ideias e interpretar informações.

Aumenta o vocabulário

Com todas as histórias apresentadas na literatura infantil, os mais jovens aprendem uma quantidade maior de palavras e, assim, ampliam o vocabulário. Dessa forma, melhoram a escrita e evitam a repetição de termos.

Vale ressaltar que o benefício é percebido ao longo da vida. Portanto, quanto antes começar, mais rápido o resultado será reconhecido.

Dicas de livros da literatura infantil

A literatura infantil oferece diversos títulos, muitos deles clássicos, que são ótimas opções para ajudar os pequenos a desenvolverem o hábito da leitura. Confira alguns deles:

Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado

O livro conta a história de uma amizade entre Maribel e o Pluft, o fantasminha que é o protagonista do título. Ele vive em uma casa antiga e sente medo das pessoas.

Tudo começa a partir do momento que Pluft enxerga Maribel como uma verdadeira amiga e decide enfrentar seus receios para salvá-la de uma situação.

A história é bem-humorada e trata de forma leve alguns problemas enfrentados no dia a dia. Além disso, ela aborda:

  • amizade;
  • autoconhecimento;
  • barreiras que devem ser ultrapassadas.

O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Este título da literatura infantil aborda a história de um menino muito travesso e criativo. Na narrativa, a criança cria diversas situações que a comprometem diante dos adultos. Ou seja, os pequenos facilmente se identificam com o enredo contado.

O autor retrata um menino comum, cheio de energia, imaginação e com vontade de explorar algo novo. Com isso, as crianças também aprendem com os equívocos cometidos pelo protagonista.

Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque

A história da literatura infantil fala sobre uma menina com pavor das coisas mais comuns do dia a dia, como cair e sentir alguma indisposição.

Chapeuzinho Amarelo, como é chamada, também tinha medo do trovão, de animais e até de falar pela chance de se engasgar. Assim, seus dias ficavam cada vez mais difíceis.

O livro se torna ainda mais interessante pelo encorajamento que a narrativa oferece aos pequenos. A protagonista aprende e demonstra a importância de enfrentar os medos e seguir adiante.

Ou Isto Ou Aquilo, de Cecília Meireles

Em mais uma sugestão de título da literatura infantil, Ou Isto Ou Aquilo mostra que não é possível fugir das suas escolhas e decisões feitas no dia a dia.

O livro ensina que é comum perder algo quando se opta por outro. Afinal, se uma decisão deve ser tomada, é porque existe uma dúvida entre duas ou mais opções. Portanto, na hora de optar por uma delas, automaticamente as outras serão perdidas.

Vale ressaltar que a narrativa inclui cenários infantis, assim, as crianças se identificam facilmente. Além disso, não pode ser deixado de lado a forma que a história é escrita: em formato de versos, o que ajuda na memorização dos detalhes.

Puratig: o remo sagrado, Yaguarê Yamã

O livro traz o mito do guaraná, o fruto famoso do país, mas apresentado pelo homem indígena que faz parte do conhecido “povo do guaraná” ou “Saterê Mawê”. Além disso, outras sete histórias são contadas sobre a tradição ancestral indígena.

Portanto, é uma ótima opção de título da literatura infantil para ensinar a criança sobre a história e a importância das tradições brasileiras. Não somente Puratig, mas todos os livros mencionados são relevantes para o aprendizado da criança e seu interesse na construção do hábito da leitura.

Agora que você já conhece os benefícios e algumas dicas da literatura infantil, assine a newsletter e fique por dentro de outros conteúdos exclusivos.

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados