Projetos

3E

EXPERIMENTAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E EXPRESSÃO, esses são os “Es” que compõem o PROJETO 3E. Neste projeto, no início do ano, os alunos das três séries do Ensino Médio são divididos em três grupos. Por trimestre, cada grupo participará de uma oficina diferente.

Cada oficina tem um objetivo específico, como a Experimentação que proporciona aos alunos a prática constante de experiências de laboratório, sob a proposta pedagógica de Ciências da Natureza.

Empreendedorismo tem uma proposta voltada para o empreendedorismo social e a orientação profissional, dando aos alunos a oportunidade de amadurecer suas expectativas do que fazer quando sair do Ensino Médio.

E, finalmente, Expressão, que visa proporcionar aos alunos momentos lúdicos de desenvolvimento das habilidades e competências que envolvem o fascinante mundo das artes.

Cidades Visíveis

 

AS VÁRIAS CIDADES DENTRO DE SÃO PAULO

O PROJETO “AS CIDADES VISÍVEIS” tem como objetivo principal trazer ao aluno do Ensino Médio da Escola Crescer Sempre, o conhecimento da diversidade cultural, religiosa e gastronômica existente nos diferentes bairros da capital paulista.

Através de visitas monitoradas e acompanhadas pelos professores da Escola, nossos alunos tem a oportunidade de visitar, observar e vivenciar a riqueza cultural que é característica marcante da cidade de São Paulo. A partir daí, podem reconhecer o processo de transformação urbana pela qual a cidade vem passando ao longo da história.

Os alunos são da 3a série, portanto às portas das universidades, tem também um contato com as diversas formas de oportunidades de emprego que uma megalópole pode oferecer, muitos desconhecidos do grande público, o que é extremamente interessante para jovens que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho.

Diferenciais

  • Visitas monitoradas a bairros de tradição na cidade de São Paulo;
  • Acompanhamento de diretores e professores do Ensino Médio da Escola Crescer Sempre;
  • Estudo prévio dos lugares a serem visitados;
  • Transporte e alimentação durante os dias de visitas aos bairros.

A quem se destina

Aos alunos da 3a série do Ensino Médio da Escola Crescer Sempre, que estejam interessados em conhecer as diversas “cidades” que existem dentro da cidade de São Paulo, de se aprofundar em diferentes culturas e de conhecer opções de trabalho além das já tradicionalmente conhecidas.

Leitura

A leitura e a produção textual são priorizadas em todas as áreas do conhecimento e são focos para o desenvolvimento do currículo.

Nesse sentido, o PROJETO LEITURA é desenvolvido ao longo do ano e tem o objetivo de ampliar e aumentar a ualidade e a quantidade da produção textual, desenvolvida pelos alunos, nos diversos gêneros.

As leituras, análises e produções de textos contextualizados, visam: à organização do parágrafo, aplicando ao parágrafo os “modos de organização do discurso” (narração, descrição, dissertação); à aplicação de mecanismos de coesão e coerência textuais; e à utilização de operadores argumentativos e gêneros argumentativos, bem como a discussão de temas específicos e atuais de cada disciplina.

Para a 3a série, especificamente, esse projeto prioriza a redação para vestibulares e ENEM.

Reforço Escolar

Para o Ensino Médio o programa de REFORÇO ESCOLAR vem ao encontro de um currículo, cujo foco é a aprendizagem. Desenvolvido semanalmente para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, o REFORÇO ESCOLAR complementa a orientação de estudos e propicia ao aluno mais um momento para que vivencie a sua co‐responsabilidade, a autonomia pelo seu processo de aprendizagem e a autoria frente aos desafios do futuro, atitudes que se encontram em sintonia com a proposta pedagógica da Escola.

As necessidades decorrentes das particularidades individuais podem ser contempladas por explicações individualizadas do Professor e também por uma dedicação maior ao momento individual de trabalho extra escola, ou seja, as lições de casa.

Olimpíadas Culturais

As Olimpíadas Culturais da Associação Crescer Sempre, são uma forma de associar aprendizagem com diversão e competitividade. Os alunos, durante uma semana, respondem a perguntas baseadas em livros, textos ou filmes indicados previamente pelos professores de todas as áreas do conhecimento e, divididos conforme as equipes do Projeto 3E, disputam a premiação final, que sempre é uma grata surpresa aos participantes.

Crescer Ciência

Focando a pesquisa científica, os alunos, na 1a série, desenvolvem na área de Ciências da Natureza, formada pelas disciplinas de Física, Química e Biologia, o Projeto CRESCER CIÊNCIA. Nesse projeto, são estimulados a criar inventos baseados em princípios científicos, aguçando a relação Ciência - educação para o presente.

Com o objetivo de incentivar, cada vez mais, a atitude investigativa, a argumentação, a busca de soluções aos novos questionamentos, o comprometimento com o saber, cada grupo de alunos escolhe um tema de pesquisa e define o planejamento das ações teóricas e práticas em torno desse tema.

O projeto CRESCER CIÊNCIA está estruturado em três grandes etapas:

1a Etapa: Anteprojeto

Nessa etapa os grupos apresentam um pequeno documento com as intenções, a relevância e coerência do tema como também a viabilidade para a construção do projeto escolhido.

Através de uma banca composta pelos Professores de Física, Química e Biologia, avalia‐se a pertinência do tema escolhido e inicia‐se o projeto de pesquisa.

2a Etapa: Qualificação

Seguindo um calendário previamente elaborado pelos Professores, no 2o trimestre os alunos passam pela banca de qualificação, formada pelos Professores de Física, Química e Biologia.

Essa etapa representa um refinamento dos estudos, pesquisas, testes e ensaios efetuados até esse momento, pois se valorizam a oralidade e a escrita dos conceitos, bem como os conteúdos de Química, Física e Biologia que fundamentam o projeto.

A partir da banca de qualificação, levantam‐se novos questionamentos, sugerem‐se novas pesquisas e estudos para o realinhamento do projeto inicial.

3a Etapa: Defesa

Na etapa final do projeto ‐ aberta também ao público externo, os grupos expõem seus projetos, com as explicações teórico‐práticas à banca examinadora formada por Professores de Ciências da Natureza e convidados.

Os trabalhos que se destacam pela criatividade, relevância social e correção conceitual, são divulgados em congressos científicos com o objetivo de aproximar a produção dos alunos do Ensino Médio das discussões acadêmicas.