Estudos do Meio

O Meio pode ser entendido como um conjunto de elementos, fenômenos, acontecimentos, fatores e/ou processos de diversa índole que ocorrem no Meio envolvente e no qual a vida e a ação das pessoas têm lugar e adquirem significado.

O Meio desempenha um papel condicionante e determinante na vida, experiência e atividade humanas, ao mesmo tempo que sofre transformações contínuas como resultado dessa mesma atividade.

Estudar o Meio pressupõe, então, a emergência de componentes emocionais, afetivos e práticas de relação com ele, proporcionadas pela vivência de experiência de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de competências específicas no âmbito da área disciplinar de Estudo do Meio que a Escola, enquanto espaço para a formalização do conhecimento, deve promover.

O Estudo do Meio deverá propiciar a oportunidade de, a partir de um contato estreito com a natureza, ocorrer uma sensibilização com a beleza, a exuberância, a qualidade e a quantidade de recursos naturais oferecidos ao homem. Despertará o respeito à flora e fauna. Motivar á a compreensão da interdependência entre eles e a sua dependência do regime das águas, da temperatura, do relevo, da constituição das rochas.

Deverá permitir o conhecimento de situações humanas diversificadas, que se manifestam através de traços culturais e realidades econômicas igualmente diversificadas. Deixará claro o poder do homem para esgotar e degradar o mundo que ele encontrou. Proverá um filtro que poderá ser julgado adequado para interpretar suas observações, dentro e um sólido conceito de Desenvolvimento Sustentável.

Deverá capacitar a transferência dos conceitos formados e dos resultados obtidos para outras situações, outras realidades, mas unidas pelo relacionamento do homem com a natureza e dos homens entre si. Deverá possibilitar o reconhecimento de agentes investidos do dever e capacidade para modificar o mau uso dos recursos naturais. Finalmente ,deverá realizar o treinamento de algumas habilidades que contribuirão para tornar os participantes capazes de julgamento e intervenção em diferentes situações.

Aqui, na Associação Crescer Sempre, temos duas viagens de Estudos do Meio: São Luis do Paraitinga e Ubatuba.