Resultados

Falar de resultados na Educação Infantil é bastante delicado considerando que esta é a primeira etapa da vida escolar das crianças e por meio da qual é absorvida a maior parte das informações e estímulos oferecidos nesta faixa etária. Por meio da exploração, vivência, troca com colegas, constroem conhecimento e relações que serão importantes para a vida e trajetória escolar.

O acompanhamento da aprendizagem de nossos alunos é pautado nas habilidades cognitivas e não cognitivas.

As habilidades não cognitivas (adaptação, socialização, regras e combinados, linguagem oral/comunicação, autonomia e atenção), auxiliam as crianças a se adaptarem ao ambiente escolar considerando que o espaço e o tempo da escola não correspondem ao espaço e tempo de casa; a desenvolver relações e aprender a conviver em grupo; a resolver conflitos por meio da conversa, discussão e construção coletiva de regras e combinados; a desenvolver a linguagem oral, elemento fundamental para uma boa comunicação; a realizar as tarefas da vida diária sem intervenção de um adulto; e a selecionar informações num mundo cheio de estímulos, onde várias coisas acontecem ao mesmo tempo.

Já as habilidades cognitivas concentram-se nas áreas do conhecimento presentes no currículo da Educação Infantil. São elas: Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Corpo e Movimento, Arte, Música e Natureza e Sociedade.

A avaliação é realizada por meio da observação e registro do professor e apresentada às famílias semestralmente em Reunião de Pais.