Musicalização infantil: por que é importante no ensino das crianças?

Primeira Infância
06 | 10 | 2021

A infância é uma fase importante do desenvolvimento humano, influenciando também no aprendizado da criança. Diante disso, ao pensar no sistema de educação, a musicalização infantil pode trazer diversos benefícios. 

Afinal, a música é uma ferramenta importante para ajudar no desenvolvimento da percepção e da sensibilidade da criança. Para tanto, ela engloba um conjunto de atividades que envolvem sons e instrumentos de maneira intuitiva, utilizando a diversão como estímulo aos estudos.

Que tal saber mais sobre a importância da musicalização infantil? Confira este conteúdo e esclareça as suas dúvidas sobre o assunto!

Quais são os benefícios da musicalização infantil?

A musicalização trabalha questões como diferentes sons, timbres, altura, duração, intensidade e outros conceitos relevantes para a construção das peças musicais. Com isso, as crianças conseguem aproveitar diferentes benefícios. Conheça os principais.

Desenvolvimento da criatividade

O primeiro benefício é o desenvolvimento da criatividade da criança devido ao caráter lúdico que a música proporciona. Isso gera estímulo para improvisar e trazer elementos novos à rotina, sem se limitar apenas aos padrões comuns. Ainda, há contato com manifestações culturais que podem gerar curiosidade e auxiliar a imaginação. 

Melhora na coordenação motora

Os ritmos musicais podem ajudar a criança a desenvolver diferentes movimentos, seguindo os tempos de cada melodia. Esse estímulo ajuda na consciência corporal e no aprimoramento da coordenação motora.

Assim, a criança terá maior facilidade para controlar seus movimentos conforme os diferentes ritmos. Em complemento, a atividade traz um tom de brincadeira, tornando tudo mais divertido, e pode ser utilizada como um exercício físico. 

Aumento da concentração

A musicalização infantil também auxilia no aumento da concentração. O motivo é que escutar música exige uma função cognitiva complexa, pois envolve diversas questões (ritmo, melodia, letra, diversos instrumentos, entre outros). 

Tocar um instrumento, cantar ou, até mesmo, acompanhar um ritmo exige foco para realizar a tarefa com sucesso. Por ser um exercício prazeroso e divertido, ele incentiva a criança a se concentrar e, com o tempo, essa capacidade refletirá em outras atividades, como os estudos de outras disciplinas. 

Melhora na memória

Outro benefício trata do estímulo à memorização. Com estudo contínuo e treino em relação aos sons, é possível melhorar a capacidade de gravar informações por meio das músicas. Ao mesmo tempo, ela estimula o raciocínio lógico, facilitando o aprendizado. 

Por isso, é comum que sejam utilizadas diferentes composições para ajudar em questões como alfabetização e ensino de determinados conceitos. O benefício é reconhecido cientificamente, sendo que a musicoterapia é utilizada para tratar sintomas do Alzheimer, conhecido por afetar a memória de idosos. 

Estímulo do bem-estar

Garantir um bom desempenho e estimular os estudos é importante, mas a criança também deve ter qualidade de vida. Nesse caso, vale saber que a musicalização pode trazer benefícios emocionais, ajudando a trabalhar sentimentos por ser uma forma de arte e expressão.

Inclusive, ela auxilia no tratamento de determinados distúrbios, como ansiedade, porque pode ser utilizada em atividades voltadas ao relaxamento, proporcionando um sentimento de paz. Em outros casos, os sons podem estimular a alegria. De todos os modos, a música gera maior bem-estar para a criança. 

Como funciona a musicalização na Educação Infantil da Crescer Sempre?

Se você se interessou por esse diferencial de ensino, saiba que, na Associação Crescer Sempre, a Educação Infantil conta com oficinas de música visando o desenvolvimento das crianças. Assim, há a complementação do aprendizado com diversos estímulos que podem enriquecer o desenvolvimento dos seus filhos.

Além disso, é importante destacar que todos os professores envolvidos nas oficinas de musicalização têm formação no Conservatório Musical Mozart que, fundado em 1983, se diferencia pelo padrão de qualidade de cursos e alto nível do corpo docente.

Entre os diferenciais do conservatório, está o preparo para cursos voltados a crianças, inclusive as que ainda não foram alfabetizadas. Sem dúvidas, isso enriquece a experiência dos alunos, auxiliando no desenvolvimento de diversas habilidades. 

Agora que você já sabe o que é e os benefícios da musicalização infantil, vale contar com esse suporte no aprendizado de seus filhos. Para tanto, avalie os planos de ensino da escola para encontrar a ideal para sua família.

Quer saber mais sobre o ensino da Associação Crescer Sempre? Então acesse a nossa página sobre educação infantil!

Professor Coruja

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados