Música

O contato intuitivo e espontâneo com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Nossos estudos e pesquisas a respeito da musicalização infantil estão centrados no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil; no livro Música na Educação Infantil, de Teca Alencar; e no curso para formação de professores, ministrado pelo Conservatório Musical Mozart.

Baseados nas discussões que o estudo nos proporciona, a Oficina de Música na Associação enfatiza a participação das crianças de forma lúdica em: jogos de improvisação, rimas, movimentos corporais, vivência com canções folclóricas de diversos países, exercícios de coordenação corporal e rítmica com dança, manuseio de instrumentos e sonorização de histórias, que possibilita a percepção auditiva, a discriminação e a classificação dos sons (altura, duração, intensidade e timbre).

A apreciação musical se refere à audição e interação com músicas diversas, por isso é importante oferecer a oportunidade de ouvir música sem texto, de maneira que as crianças percebam, sintam e ouçam, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e comunica.