Leitura na educação infantil: entenda a importância prática!

Educação familiar
15 | 03 | 2022

A leitura na educação infantil tem um papel fundamental na formação do aluno. Isso porque, além de auxiliar na fase de alfabetização, ele ajuda na formação do imaginário e no desenvolvimento de habilidades das crianças.

Entretanto, nem sempre os pais compreendem a relevância dessa prática ou as vantagens que ela proporciona. Com isso, deixam de explorar o potencial que a leitura tem para auxiliar no aprendizado dos filhos.

Para esclarecer o assunto, preparamos este conteúdo para mostrar a importância da leitura na educação infantil. Continue a leitura e saiba mais!

Por que a leitura na educação infantil é importante?

A leitura consegue trazer vantagens em diversos aspectos, especialmente por auxiliar no desenvolvimento cognitivo, intelectual e social. Quando ela é estimulada desde a infância, a criança se beneficia e conta com uma formação ainda mais completa.

Para entender melhor, veja os benefícios que essa prática proporciona às crianças:

Promove o desenvolvimento e senso crítico

Você já viu que a leitura auxilia em diversos fatores relacionados ao desenvolvimento infantil, mas ela também colabora com a apuração do senso crítico maior. Isso porque o hábito promove o contato com diversas ideias, o que pode estimular o pensamento com a formação de opiniões e formas de pensar.

Amplia o vocabulário e o conhecimento

O contato com os livros apresenta uma série de palavras novas, ampliando o vocabulário e a capacidade linguística das crianças. Com o tempo, elas vão conhecendo novos termos e significados, passando a aplicá-los em sua rotina. Isso também pode melhorar a capacidade de comunicação.

Além disso, os livros podem trazer conhecimentos relacionados aos locais descritos, outras culturas ou, até mesmo, terem uma história voltada à parte educacional. Dessa maneira, eles ampliam o aprendizado da criança.

Estimula a criatividade

A leitura é uma ótima aliada para estimular a imaginação e a criatividade. Afinal, ao ter contato com as histórias, elas precisam imaginar cenários diferentes que, muitas vezes, envolvem a fantasia, culturas diferentes e lugares que ela não conhece.

Outro ponto interessante é que, por essa característica, a leitura pode ser um entretenimento para a criança. Em vez de trazer exposição a telas para acompanhar desenhos, por exemplo, vale a pena deixá-la acompanhar diferentes histórias por meio da leitura.

Fortalece a capacidade de concentração

Estimular o hábito de leitura também ajuda a criança a aumentar a concentração. É normal que os pequenos fiquem mais dispersos, então os livros podem ajudar os seus filhos a desenvolver a capacidade de manter o foco.

Isso porque a leitura exige a análise da composição de cada palavra na fase de alfabetização, unindo as letras e termos para formar frases e compreender a história. Com isso, é mais fácil desenvolver a habilidade de se concentrar, o que terá efeitos positivos no momento de realizar outras tarefas.

Melhora a escrita

Outro benefício da leitura é que ela favorece a escrita. Afinal, a criança tem contato com as palavras que serão lidas, ajudando a fixar a maneira correta de escrevê-las. Dessa forma, é comum que ela tenha vantagens em todo o processo de alfabetização.

Ademais, questões como o desenvolvimento do senso crítico e o maior vocabulário podem auxiliar no desenvolvimento de redações e na interpretação de textos — duas habilidades fundamentais.

Como incentivar a leitura infantil?

Entendendo a importância da leitura na educação infantil, é comum se perguntar como estimular os seus filhos a ler. Existem algumas dicas que podem ajudar, por exemplo:

  • Dê o exemplo, incluindo a leitura em sua rotina;
  • Conte histórias e leia com o seu filho;
  • Descubra temas que interessam a criança;
  • Utilize livros com imagens para despertar a atenção.

Também é importante contar com instituições de ensino que tenham esse incentivo à leitura. Na Crescer Sempre, a leitura é um dos passos fundamentais na educação infantil. Além disso, contamos com duas bibliotecas: uma para o público infantil e outra para jovens e adultos.

Inclusive, vale destacar que as bibliotecas são abertas à comunidade de Paraisópolis — basta se cadastrar na secretaria do prédio. Isso porque temos consciência sobre a importância da leitura em todas as fases da vida, então promovemos esse hábito na comunidade.

Quer acompanhar mais dicas para auxiliar na educação dos seus filhos? Então siga acompanhando os conteúdos do blog Crescer Sempre!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados