Projetos educacionais: qual o papel do professor na formação do aluno?

Estudo
26 | 01 | 2022

Os professores são os profissionais que mais temos contato ao longo da vida, desde a infância até a vida adulta. Em diferentes tipos de projetos educacionais, eles atuam na construção social das pessoas e na promoção de uma sociedade mais igualitária e com mais harmonia.

Com certeza você já se deparou com profissionais de diferentes áreas que te geraram admiração, pois bem! Por trás de todos eles há a figura de um professor, seja na educação básica ou superior. O foco deste artigo é deixar claro qual o papel do professor na formação do aluno. Ficou curioso? Continue a leitura!

Afinal, até onde vai a atuação do professor?

É comum pensar que o trabalho e todo o impacto de um professor ficam resumidos dentro das quatro paredes da sala de aula. Porém, isso é um engano gigantesco, principalmente se considerarmos o tempo em que estamos em contato com esses profissionais desde a primeira série.

De maneira geral, os professores são agentes promotores do desenvolvimento intelectual e social dos indivíduos que são submetidos a seus cuidados e ensinamentos. Portanto, toda a ação e a forma de lidar com as situações dentro do ambiente de ensino, impactarão no futuro do aluno.

O pensamento crítico, o poder de interpretação, de persuasão, sociabilidade e saber lidar com a frustração, são exemplos claros e notáveis de aspectos que um professor pode impactar na vida de uma criança ou um jovem. Lembrando que essas características irão acompanhar as pessoas para o resto de suas vidas.

Para um trabalho bem feito e que surta resultados para todos os envolvidos, alunos, pais e escola, é importante entender quais são os pilares para a prática de lecionar. Para entender quais são eles, confira a seguir!

5 pilares para projetos educacionais darem certo

Partindo do princípio que é necessário que haja pontos norteadores para que o trabalho desenvolvido pelos docentes, consiga avançar com os alunos a longo prazo. E, além disso, para que sejam seres humanos sociáveis e com um olhar crítico para a realidade que o cerca. Algumas outras características são fundamentais para o sucesso.

Coerência

Dentro de escolas e institutos de ensino, é necessário que o professor atue de acordo com o plano pedagógico estabelecido. Isto assegura que todas as matérias e os quesitos sociais sejam empregados de forma coerente, de acordo com as séries e respectiva capacidade intelectual dos alunos.

Integralidade

Para que a aprendizagem seja completa e favorável para todos os alunos, é necessário que o professor tenha uma visão integral do contexto deles. Assim, aspectos sociais, culturais, socioeconômicos e, até mesmo, físicos, devem ser considerados no momento de propor atividades e projetos.

Cumplicidade

No quesito cumplicidade, é essencial integrar a família do estudante com o núcleo escolar, tornando-a participante ativa nas atividades e no desenvolvimento do aluno. Para isso, os educadores podem estabelecer diálogos e reuniões periódicas, por exemplo. Como consequência, o aluno se desenvolverá integralmente com mais facilidade.

Mediação

Um dos principais papéis do educador para o aluno é mediar sua realidade com as oportunidades educacionais, já que ao conseguir integrar a sua realidade com a escola, o aluno se sentirá mais incentivado e perceberá os impactos positivos da educação em seu dia a dia.

Protagonismo

O estudante precisa se sentir protagonista do seu desenvolvimento, tanto escolar quanto social, ele não deve terceirizar suas responsabilidades e nem as consequências de suas ações. Nesse sentido, o professor é responsável pela construção de uma relação de confiança com o aluno e, a partir disso, lhe mostrar o caminho para a construção do protagonismo.

Conte com a Crescer Sempre!

Desde a educação infantil até cursos profissionalizantes, a Crescer Sempre, instituição sem fins lucrativos, promove o acesso à educação na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

Agora que você já entendeu qual o papel e importância do professor dentro dos projetos educacionais, é o momento certo para compreender qual a necessidade e impacto de um projeto pedagógico. Para isso, recomendamos o conteúdo: Afinal, qual a importância da proposta pedagógica da escola

Boa leitura e até a próxima!

Deixe seu comentário

Leia também

Assuntos Relacionados